Cuidando dos Obamas

Não sou formada em economia nem nada, mas modéstia a parte, eu acho que sei gerenciar dinheiro muito bem. Com o pouco que ganho vou fazendo um certo milagre e no final, acabo fazendo as coisas que quero e ainda sobra uns obaminhas pra gastar com futilidades e ainda pra guardar para as minhas tão sonhadas férias.

Por isso que hoje eu vou responder aquela derradeira pergunta: dá pra ficar rica sendo au pair? Ou vou ficar na merda com o salário de “esvaziadora frenética de dishwahser”?

A resposta vai ser: depende. Depende de suas prioridades e necessidades e de o quão controlada você é. De longe não dá pra você ficar rica, mas também, com um mínimo de gerenciamento, da pra você se virar.

Sim, nós au pairs ganhamos uma miséria se comparado a qualquer outro salário daqui da América. Por exemplo, acho que não há salário que seja menor que 400 dolares por semana (o nosso é 195,75 obaminhas), mas porém, contudo, todavia, a gente não tem despesa de casa (aluguel, luz, comida – em teoria , sabão em pó etc etc ).

Pra vocês terem uma noção, eu já conhecei nanny live in que ganhava 600 dolares por semana. Toma aí né sua au pair! Sim a gente trabalha muito, 45 horas, e ganha uma merreca.

Até porque você vai perceber que o padrão aqui é alto (800 dolares não é nada), piora ainda aonde você for morar. Quem mora perto de D.C. ou em New York, por exemplo, se ferra bonito, porque o padrão de vida é bem mais caro. NYC, jesus, tudo é extremamente caro. Prepare-se para sua carteira virar um trampolim, o dinheiro mal chegar e já pula pra fora.

Esses detalhes que ninguém te conta antes de você viajar pra cá, mas que putz, são super importantes. Então, é bom já saber como será o custo de vida da região. Exemplo, aqui em New Jersey tudo é muito mais ridiculamente barato que em NY.

Vejo muitas meninas chorando baldes com o salário, mas né, se você só quer pa-pa-pa-paty everyday  comprar na Abercrombie sempre, realmente vai ficar difícil. Mas como eu falei, com um mínimo de organização, dá pra ser mais ou menos  feliz.

Outro custo que ninguém te contou. Até contou, mas você não deu bola (eu não dei). A gasolina. Se você for morar no subúrbio (99% de chance) você vai ter que usar carro pra badalar, e você que vai custear sua gasolina. Se seu carro for grande, uma SUV, por exemplo, aí piorou ainda mais. Quanto maior ocarro, mais eles bebem, e mais dindin você gasta com gas 😦

Pra economizar, é legal você dividir a gasolina com suas amigas. Um dia uma vai com o carro, no outro outra e por aí vai. Assim dá pra fazer as paradas sem ficar pesado pra ninguém. Mas já deixe o dinheiro da gasolina separado pra semana, porque será um gasto sempre presente.

Como eu falei, 200 obamas por semana (arredondando)tem que gerenciar. Mas dá pra ser. tenha em mente qual será sua prioridade: viagem, compras, festas? E a partir daí, você começa se planejar.

Cuidado pra não bater Becky Bloom e levar todo seus obamas =P

Por exemplo, quando você receber, já deixa um dinheiro separado para suas férias. Nem que seja uns 50 dolares. Papai me ensinou que é sempre bom ter dinheiro de reserva. A gente nunca sabe do dia de amanhã. E foi o que fiz, e na hora do rematch fia, foi o que me salvou, porque a vaca da outra fofa não me pagou por uma semana (sim perdi 200 dolares), e se eu não tivesse nada guardado pra quem eu iria recorrer, a Luíza que tá no Canadá? Alias, nem está mais 😛

Eu sempre deixo um dinheiro guardado pra sabe-se lá pra que e um dia eu vou resolver o que faço com ele. Até agora eu tô pensando nas férias, mas vai que ele vira um Ipad mas lá pra frente, nunca se sabe 😀

E se sobrar dinheiro da semana eu também procuro guardar. Eu sou ruim de gastar dinheiro. Não é que sou pão dura, mas tenho pena de sair gastando dinheiro aleatoriamente. É sempre tudo friamente calculado então, se por ventura sobrar, eu já deixo separado. Ou guardo, ou deixo para a gasolina da semana seguinte. Sempre dou um fim nele no intuito de não jogar dinheiro no lixo, gastando com coisas desnecessárias (roupas, maquiagem :P).

Outra coisa que faço é deixar um dinheiro separado para o “surtamento”. Funciona assim: tem dias que só o que você quer é surrar alguém. Como eu ainda não posso sair esmurrandos as pessoas por aí, eu parto para a terapia das compras (facil e eficaz). Aletóriamente? SIm e não. Porque já é o dinheiro separado para o alívio da semana, pra gastar com besteira mas sem extrapolar o orçamento.

Daí eu sai e compro qualquer coisa, pra dar uma aliviada no estresse. Pode ser qualquer coisa mesmo: desde uma blusa, até um pijama (amooo pijamas e minha coleção só ta crescendo).

Na minha opinião, ser au pair está sendo meio frustrante (ninguém aí reparou, certeza disso :P) então eu me jogo nas compras bobinhas. Claro, que as vezes, no surto eu compro item necessário. Como quando eu meio que pirei no rematch, eu fiz todo meu enxoval de neve (que tá aqui a toa porque ainda não nevou…aff).

Mas por exemplo, se eu vou passear, aí não gasto com nada. Deixo o dinheiro pra passear, porque né, não dá pra ter tudo. No ano novo eu sabia que eu iria gastar uma grana violenta, então eu já me preparei. Se numa semana eu sei que vou precisar gastar e tal, na outra eu já sossego o facho pra dar uma equilibrada e por aí vai.

Sim, eu até que adquiri algumas coisas (lembra da foto das malas de 4 meses depois?) mas de longe e sou a que menos comprei. Primeiro, eu sou chata e me recuso a dar dinheiro em roupa cara. Na minha cabeça não faz sentindo dar muito dinheiro só por causa da etiqueta. Como eu esfrego muito chão fia, eu dou muito valor as minhas verdinhas.

Então todas essas paradas que todo mundo tem eu nem tenho enem faço questão. Nunca comprei na Abercombrie (que eu nem acho tudo isso que o povo fala), não tenho nada da Victoria Secrets (prefiro natura e as roupas são ridiculamente caras). Não tenho Nike Shox (que eu acho horroroso). Também não tenho nada da MAC, e muito menos uma Luis Vuitton (mas né, acho que nenhuma au pair tem :P).

Fui comprando conforme necessidade e barra um pouquinho de desejos. Tipo, tive necessidade de roupa de frio, mas me contive em comprar só dois casacos os dois de neve que dá pra andar no frio. São feios pra cacete mas são quentinhos. E acho que não comprarei mais. Os dois terão que servir para o resto do inverno.

Desejo porque tinha coisas que eu morria de vontade de ter no Rio. Entrava moda , a moda morria e eu não consegui comprar, seja pelo preço ou não achar do meu tamanho. Aqui, o preço é tranquilo (dependendo do lugar) e você acha tamanho pra tudo quanto é tipo de pessoa, desde o PP até o GGGGGG 😛

Então peças bonitinhas, que eu vou poder usar depois no Rio, e que seria mega caro por lá, eu levo mesmo. Essas peças normalmente fica dentro do meu orçamento da loucura da semana 😛

Mas dificilmente eu compro de impulso. Muito raro. Normalmente eu namoro a peça. Penso mil vezes se preciso e tal. Agora estou me dando o luxo de gastar um pouco mais por causa das promoções violentas e é o mês do meu aniversário (e tenho andando de bode por conta disso), e aproveitei pra arrematar umas paradas meio bobocas, como pijamas (minha nova paixão) e roupa de academia.

Roupa de sair mesmo eu nunca comprei. Todas minhas fotos de party eu tô com roupa repetida 😛 Mas tô com um uniforme de academia bem bonitinho #ALOCKA. Porque como já falei, roupa de malhar é caro na terrinha e eu nunca vou comprar por lá mesmo. Anymore!

Mas assim, não comprei bolsa nenhuma, nem maquiagem, e sei lá, um monte de coisa que o povo sai comprando eu fico aqui me controlando e tal vendo o que eu preciso e não. Afinal, eu queria muito tentar viajar (será que eu consigo ainda?).

Mas como vocês podem perceber, com um pouco de gerenciamento da pra sobreviver com seus parcos 200 dolares pro semana. Só não dá pra sair comprando um Ipad por mês 😛

Com esse dinheiro juntado, aí é com você aspira. Tem meninas que junta pra voltar com dinheiro pra casa, outras torram tudo nas viagens (as sortudas que conseguem porque eu trabalho feriado), outras compram bastante, mas dá pra você sair daqui minimamente com um laptop e uma viagem, se você se organizar.

A dica master que eu dou é, não caia na tentação de comprar as coisas assim de cara, porque a liquidação vai chegar, o preço vai despencar e você vai sentir maior babaca ever de ter pago bem caro numa peça que está mais da metade do preço barata.

Quer ver, vai por mim, eu paguei 40 dolres num casaco, e ainda paguei taxa porque comprei em NY (em New Jersey não se cobra taxa por roupa). Ontem eu achei o mesmo casaco por 11 obamas. Nem me sentir uma idiota, né?

Levantem todas as mãos e prometam para mim: jamais vão pagar um preço total por um coisa. Esperem a liquidação!

E tenho dito 😀

Beijos pra quem fica!

Ps.: Mas pe foda se controlar porque aqui as paradas são realmente mais baratas. o que me bate uma revolta, por que que as coisas são tão cara no Brasil? Fico indignada com isso!

3 comentários (+add yours?)

  1. anasuelenporto
    Jan 19, 2012 @ 23:47:08

    Oi Luna!
    E fora essas coisas de compras, festas e etc..
    vc fez seu curso de ingles?
    e fora ele? fez mais algum na sua area de atuacao profissional?

    bjoss

    Responder

  2. anasuelenporto
    Jan 19, 2012 @ 23:47:35

    ah, e se fez, quanto vc pagou por eles….

    bjoss

    Responder

    • Luna
      Jan 19, 2012 @ 23:50:51

      Oi Ana,

      fiz curso sim. Sobre o curso eu vou fazer até um post pra esclarecer.
      mas eu fiz Business English for international e vou fazer mais um outro. Esse primeiro curso foi 200 dolares e o outro vai sair uns 276 por aí… mas vou falar melhor sobre isso, pode deixar o/

      Responder

Deixe uma Resposta

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 40 outros seguidores

