Guia definitivo pra se andar pela City

Aviso: Esse blog nao eh mais atualizado. O endereco novo eh

www.ontherighttrack.com.br

Olá pessoas!

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente. Há tempos queria escrever sobre isso, mas a correria do rematch nunca me permitia. Agora que tenho um  tempinho (olha só, quem diria), já tava mais que na hora de escrever um guia prática de como se virar por NYC.

Porque isso minha gente? Sei que tem centenas de blogs e sites e afins espalhada por aí falando de NYC, não será nenhuma novidade. Mas como esse blog dá várias dicas para au pair, por que não ensinar como se localizar pela City aqui também? Achei que seria um certo serviço de utilidade pública. 

Eu tô sempre aqui dando dicas do que fazer pela City, mas do que adianta se né, quando eu falo passa lá na 42th, os leitores devem fazer um ãh? Assim como faço quando leio blogs de viagem (amo) e a pessoa sai falando da cidade como se eu fosse mega íntima do lugar.

Espero que não fique pedante, mas que seja só um facilitador mesmo.

Primeiramente, quando a gente fala de CITY, estamos nos referindo a toda NYC. Os “bairros” (não sei se essa seria a denominação mais correta) da City seriam: Manhattan ( amo os jeito novayorkino de dizer Manhattan :P), Queens (Eu: mãe tô indo pra rainha amanhã :P), Bronx (um alou pra nossa amiga J.Lo), Brooklyn e Staten Island. Galera, tudo isso é City. Olhem aí no mapa pra vocês conseguiram se localizar melhor.

olha aí City em toda sua glória

 Tem metrô que te leva pra tudo quanto é canto da City. Inclusive por debaixo da água, como acontece com o metrô que vai para o Queens, por exemplo.

A Staten Island já é mais como Niterói, e tem que ir de ferry mesmo. Por lá dentro não sei se tem metrô, tenho que perguntar para minha amiga que mora lá.

Muito bem, crianças, uma vez que vocês sabem aonde fica cada lugar, vamos nos focar agora no lugar que é de interesse de 15 entre 10 au pairs, Manhattan.

Ahhhh Manhattan. Suspira suspira… tá mas vamos lá. Mapinha de novo pra facilitar a vida. E olha só, arranjei um mapa bem legal com ilustrações fofas pra gente poder se localizar melhor.

Manhattan

Vamos começar a aula de geografia. Mas seria ótima, queridas leitoras e leitores se vocês tiverem assistido televisão bastante. Tudo que aprendi foram nos filmes, sempre fui péssima em geografia.

Ta vendo o grande quadrado verde alí? Pois é, é o famoso Central Park. Um parque imenso (de você se perder) incravado no meio da cidade. Já falei dele aqui! Então, vamos usar o Central Park como ponto de referência.

Tudo que fica naquela região, nós chamamos de uptown. Do lado esquerdo do Central Park é o Upper West Side, e só pra ajudar situar é aonde fica o Museu Histórico Nacional Americano (aquele do filme “Uma Noite no Museu). Do lado esquerdo, xoxo baby, é o Upper East Side (beijo para nossa amiga Blair) e também do lado que fica o Metropolitan, um dos museus de arte mais famosos. Tudo bem que esse lado ficou mais famoso por Gossip Girl.

Serena e Blair badalando pelas bandas do Upper East Side

Em cima é o Harley, aonde fica o Estádio dos Yankees e aquela igreja de “Mudança de Hábitos” com coral de gente cantando e tudo mais. Legal pra visitar, de dia. O Harley é perigoso, segundo me disseram ( bom, eu sou do Rio, sei lá o que é perigoso para esse povo daqui :P).

Dali do Central Park você vai descendo as quadras. O bom que na City as ruas são numeradas e é a melhor coisa do mundo! Não dá pra se perder. Tá na 72th e que ir pra 50th. É só ir descendo por exemplo. Existe a exceção, uma delas é a Broadway que é a Jesus Cristo de Manhattan, tá onipresente de uptown até donwtonw. Ai, tem uma outra rua famosa que eu esqueci agora ¬¬

Então, tá, tá no Central Park vem descendo… vem vem até a 42th. Auperizada marca essa rua, a 42th é a primeira que você tem que saber. É aonde fica a Grand Central, estação de trem que leva a gente da City até os subúrbios de NY.

Grand Central do lado de fora

Dá 42th pra baixo (vai vendo o mapa), é tudo Downtown. Consegue achar aonde ficavam as Torres Gêmeas no mapa? Consegue perceber que é super downtown? E por alí aonde fica a Estátua da Liberdade, a Staten Island e o Brooklyn, tudo downtownzão.

Uma vez eu perguntei, mas cadê a 1th ave. Existe, você vai seguindo a 2th ave, a 3th ave, maior barato. Acho mais fácil pra se localizar. As ruas de numero menor, com a famosa 5th ave (já falei dela aqui!) elas ficam perpendicular as de números maiores como a 42th. E mais ou menos assim, você começa a se achar pela City.

Lá para o downtown também, alí no que se chama de Village é que fica por exemplo, o prédio de Friends e o ap da Carrie Bradshaw. Pra lá é mais sossegado digamos assim.

as meninas pela City

O meio de Manhattan, alí para 48th, 49th, 50th é a muvuca: a Times e também aonde estão os espetáculos da Broadway, off broadway como Blue Man Group, por exemplo. É muita cabeçada, gente parada pra tirar foto, pédios cheio de outdoor que brilha, muito neon, é isso aí 😛

Times

Mais pra baixo, mas não tão pra baixo assim (senão você acaba nas Torres Gêmeas ou na Wall Street0 é aonde fica o Chinatown (famoso pelas porcarias vindas da China e seus réplicas) e o Soho. Dois lugares que ainda não tive a oportunidade de ir conhecer.

Mesmo achando que ficou mega confuso, esperoter conseguido ajudar vocês pelo menos um pouquinho. Pelo menos quando algum personagem de algum seriado, filme ou whatever, comentar que se mudou para o Upper East Side de Manhattan, por exemplos, vocês não precisam mais ficar perdidas. Já vamos conseguir ter uma noção, eu espero, né?

Saber aonde ficam os pontos de Manhattan é crucial para poder andar no metrô de NYC, famoso por ser complicado e todo mundo (inclusive eu) já se perdeu nele um dia. Coisa mais normal de ver é galera de mapa no metrô.

Mais metrô de NYC é post pra outro dia né. Se eu tiver saco de explicar, porque né, nem eu sei se aprendi direito a andar lá 😛

Beijos pra quem fica galera!

Ps Muita felicidade em saber que o ônibus que me leva direto pra City fica a 5 minutos de mim. Muita tristeza em saber que o valor dele é maior do que minha ida e volta em Chappaqua #GanhasePerdas

www.ontherighttrack.com.br

6 comentários (+add yours?)

  1. Dudi Ribeiro
    Nov 30, 2011 @ 14:55:14

    Luninhaaaa!! O Natural History fica no West (esquerda do mapa) e o Metropolitan no east (direita do mapa) hahahahaha e a Broadway eh vertical, entao ela eh paralela as aves (5a, 6a) e nao as streets (42nd/47th/50th), e o central park comeca na 59th! hahahaha Vc anda na 5a ave ateh achar o central park! =) Descurrrrpa ser a chatona!!! :-/

    Bjooooosss! Saudadeeeeeeesssssss

    Responder

    • Luna
      Nov 30, 2011 @ 15:05:07

      Dudinhaaaaaaa,

      tô falando que esse negócio de leste oeste não é comigo ahahahha, mas já tá concertado 😀
      Valeu beijocas e pode ser chata, aprendi andando contido 😀
      Saudades mil

      Responder

  2. Dudi Ribeiro
    Nov 30, 2011 @ 15:11:22

    hahahahahahhaha

    apaga meu comentario chato p/ eu comentar denovo! hahahahhaha ai

    Responder

  3. Luna
    Nov 30, 2011 @ 15:13:47

    ahahha pode deixar Dudinha, comentário complementando o post, adoro =D

    Responder

  4. larissa
    Nov 30, 2011 @ 17:01:24

    Muiiiiiiiiiito melhor que qualquer guia que a gente acha na net! Só vc Luna *-*

    Responder

  5. Daniele
    Dez 02, 2011 @ 22:40:22

    Nossa, queria muito morar NYC uma vez na minha vida! Rs. Eu amo o sul da Califórnia, e também quero morar DENTRO de LA uma vez na vida claro, rs. Mas só de ver tudo isso sobre NYC, dá vontade de morar lá dentro por um ano, mesmo como au pair, só pra sair de fds e aproveitar tudo que a cidade tem pra oferecer rs.

    Responder

Deixe uma Resposta

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 40 outros seguidores

